top of page
  • Foto do escritorIpê Investimentos

FoF: o que são Fundos de Fundos?

Atualizado: há 6 dias

Conheça uma forma de diversificar sua carteira e investir em muitos ativos ao mesmo tempo

Tela de um computador com gráficos
Os Fundos de Fundos oferecem diversificação e gestão profissional para investidores, permitindo acesso a uma variedade de ativos com um único aporte | Crédito: Unsplash

Os Fundos de Fundos, também conhecidos por FoF, são fundos de investimento que aplicam em outros fundos e proporcionam diversificação ampla com um único aporte e permite ao cotista ter acesso a uma variedade de ativos e estratégias.


A gestão deles é feita por profissionais que aplicam critérios rigorosos na seleção dos melhores fundos, com o objetivo de maximizar os retornos ajustados e simplificar o processo de investimento.


Diferentemente dos demais ativos, que exigem que o investidor gerencie múltiplos investimentos, os FoFs diluem o risco e potencialmente aumentam os retornos, tornando-se uma opção atrativa.


Um exemplo de um FoF no Brasil é o BCFF11, que investe em alguns FIIs e oferece aos investidores acesso a uma carteira diversificada de imóveis comerciais e residenciais.


Estrutura e organização

Existem vários tipos de FoFs: fundos de ações, de renda fixa, de hedge, de private equity ou de FIIs. Cada um concentra uma determinada classe de ativos ou estratégia específica.


Muitos deles cobram uma taxa de administração, que é uma porcentagem do valor total do fundo, usada para cobrir os custos operacionais e a gestão do portfólio. E a seleção dos fundos subjacentes, ou seja, os fundos investidos, seguem alguns critérios para como o desempenho passado, a estratégia de investimento, a consistência dos retornos e a qualidade da equipe de gestão.


Em termos de tributação, os FoFs, na maioria das vezes, são tratados da mesma forma que os fundos regulares. 


No Brasil, os FoFs são sujeitos à tabela regressiva do Imposto de Renda (IR) e variam de 15% a 22,5% dependendo do prazo de cada um.


Vantagens e desvantagens dos Fundos de Fundos

As principais vantagens são a diversificação e a gestão profissional. Além delas, existe a acessibilidade, que permite com que investidores participem de fundos que normalmente exigem altos aportes iniciais ou que são restritos a quem faz parte da instituição e torna os FOFs uma opção atraente para quem procura diversificar suas carteiras.


No entanto, os FOFs também têm desvantagens, como os custos elevados das taxas de administração cobradas nos dois níveis: tanto no fundo mestre quanto nos subjacentes. Isso impacta a rentabilidade do investimento. Além disso, a análise de desempenho dos FOFs pode ser mais complexa devido ao número de fundos envolvidos.


Comparação com outros tipos de ativos

Fundos mútuos possuem a vantagem da diversificação porque investem diretamente em uma variedade de ações, títulos ou outros ativos. Por outro lado, eles possuem uma camada a menos de gestão em relação aos FoFs.


Outros ativos parecidos com os FoFs são os ETFs, que buscam replicar o desempenho de um índice específico, como, por exemplo, o S&P 500, e são negociados em Bolsa. Embora essa classe também ofereça diversificação, eles não possuem a seleção ativa de fundos subjacentes, que é uma característica única dos FoFs.


Como escolher um FoF

Ao escolher um FoF, é importante avaliar vários fatores.  Primeiramente, considere os tipos de fundos que o FoF possui em seu portfólio. Isso deve estar alinhado com suas metas pessoais e sua tolerância ao risco. 


Além disso, é crucial avaliar a performance histórica do FoF, embora isso não seja garantia de retornos futuros. 


Também é aconselhável verificar as taxas de administração, já que elas impactam significativamente os retornos do investimento.


A Ipê Investimentos é sua parceira ideal nessa jornada. Nossa equipe de especialistas possui vasta experiência no mercado financeiro e oferece orientação personalizada sobre quais FoFs se alinham melhor com seus objetivos financeiros. 


A Ipê Investimentos monitora constantemente o mercado para identificar oportunidades de investimento e pode auxiliar na diversificação da sua carteira para otimizar os retornos e minimizar os riscos.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page