top of page
  • Foto do escritorIpê Investimentos

Dividendos de FIIs: como funciona a distribuição?

Entenda o que são proventos e por que são uma opção atrativa aos investidores em busca de renda passiva

Pessoa de terno fazendo uma escada de moedas
Entenda como funcionam os dividendos de FIIs, uma opção atrativa para investidores em busca de renda passiva | Crédito: Freepik

Cada vez mais, os investidores estão buscando comprar cotas de FIIs para começar a gerar uma renda passiva com os proventos gerados. Mas o que esses termos significam?


Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) constituem uma modalidade de investimento que permite a qualquer investidor adquirir cotas ou carteiras de imóveis. Quando um FII obtém lucro, por meio de aluguéis, na venda de imóveis ou rendimentos de títulos imobiliários, uma parte desse lucro se converte em dividendos para os cotistas.


Os FIIs oferecem uma maneira eficiente de investir no mercado imobiliário sem ter que comprar ou administrar um imóvel físico. Eles permitem que os investidores tenham acesso a imóveis de alta qualidade que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis. No Brasil, eles são negociados na bolsa de valores, assim como as ações de empresas.


Cotas são as partes iguais em que se divide o patrimônio de um fundo, seja qual for ele. Cada investidor compra uma quantidade de cotas, que são adquiridas quando se faz um investimento e, quanto maior o investimento, maior o número de cotas que o investidor possui.


Dividendos ou proventos são a parcela do lucro que uma empresa ou fundo distribui aos seus acionistas ou cotistas. O valor recebido é proporcional ao número de cotas que ele possui, ou seja, quanto mais cotas, mais dividendos ele receberá.


Esse pagamento é feito de forma periódica, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo das regras do fundo. Portanto, as cotas e os dividendos estão intrinsecamente ligados na estrutura de um fundo de investimento.


Os proventos são recebidos na conta corrente que o investidor mantém na corretora de valores onde as cotas foram adquiridas. O pagamento ocorre até o último dia útil do mês subsequente ao direito adquirido.


Como funcionam?

A distribuição de dividendos de FIIs costuma ser mensalmente.  Para receber esse valor, é preciso estar atento às data-com e data-ex. A primeira, é a data limite para que um investidor esteja habilitado a receber os próximos dividendos. Já a segunda é o primeiro dia em que as ações ou cotas são negociadas sem os direitos dos seguintes proventos.


Elas são definidas pela administração do Fundo de Investimento Imobiliário, isso significa que, se um investidor comprar na data-ex ou depois, ele não receberá os próximos dividendos. Essas datas são importantes no planejamento de suas compras e vendas de cotas por parte dos investidores.


O Dividend Yield (DY) é um indicador financeiro muito usado na avaliação da rentabilidade dos dividendos dos ativos. Ele é calculado dividindo-se o preço pago por cota em um período de 12 meses pelo valor atual da mesma. O resultado, multiplicado por 100, dará o DY em porcentagem.


FIIs x Imposto de Renda

Os rendimentos recebidos de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) devem ser declarados no Imposto de Renda, assim como qualquer outra renda, mas vale ressaltar que eles são isentos de IR para pessoas físicas, desde que o fundo tenha no mínimo 50 cotistas e o cotista beneficiado possua menos de 10% das cotas do fundo.


Isso torna esse tipo de ativo atraente para investidores, pois aumenta a rentabilidade líquida do investimento, são uma fonte de renda passiva e isenta de impostos.


Fundos bons pagadores de proventos

Existem diversos FIIs no Brasil e ao redor do mundo e a cada ano as lista de fundos que mais pagam dividendos varia, sendo submetidos a fatores como desempenho do mercado imobiliário, gestão do fundo e estratégia de investimentos.


Porém, existem alguns fundos que historicamente têm se destacado pelos bons retornos em dividendos:


  • MXRF11: É um fundo de títulos mobiliários com foco em CRI, Debêntures, LCI e LH. Tem como estratégia a diversificação, investindo em diversos ativos e setores imobiliários;

  • HGLG11: Focado em empreendimentos logísticos e industriais, o CSHG Logística é um dos maiores fundos imobiliários do Brasil;

  • XPML11: investe principalmente em shopping centers, um setor que tem mostrado resiliência e uma recuperação sólida;

  • BRCR11: focado em imóveis corporativos, tem apresentado uma distribuição consistente nos últimos meses;

  • XPLG11: fundo logístico de grande porte, tem se destacado pela regularidade no pagamento de proventos;

  • HGRE11: é um fundo que investe em lajes corporativas e tem uma distribuição atrativa.



No entanto, é essencial lembrar que um alto pagamento de dividendos não é o único fator a considerar ao investir em FIIs. A qualidade do portfólio do fundo e a competência da gestão são aspectos igualmente importantes a serem considerados. Portanto, é sempre importante fazer uma pesquisa completa sobre o FII antes de investir nele.


Dividendos de ações e FIIs

Apesar de semelhantes em alguns aspectos, existem algumas diferenças importantes. Enquanto as ações não possuem uma obrigatoriedade de distribuição, a empresa que decide se irá distribuir e quanto irá distribuir, os FIIs são obrigados por lei a distribuir no mínimo 95% do lucro líquido semestralmente.


Outra diferença importante é a frequência de pagamento. Muitas empresas distribuem proventos uma vez por ano ou semestralmente, enquanto é comum que os FIIs distribuam os rendimentos mensalmente. Além disso, os rendimentos pagos pelos fundos são isentos de imposto de renda para pessoas físicas e os oriundos de ações podem sofrer tributação, dependendo de como são distribuídos.


Ipê Investimentos, sua parceira ideal

Na jornada para atingir suas metas financeiras, a escolha do parceiro certo  faz toda a diferença. A Ipê Investimentos é uma assessoria de investimentos focada em ajudá-lo a maximizar seus retornos financeiros e alcançar seus objetivos de investimento.


Com uma equipe de especialistas altamente qualificados, a Ipê Investimentos oferece aconselhamento financeiro personalizado e uma gama de produtos e serviços de investimento para atender às suas necessidades individuais.


Além disso, a equipe da Ipê Investimentos oferece uma variedade de opções de investimento e permite aos investidores diversificar a sua carteira, além de aumentar suas chances de obter ótimos resultados e minimizar os riscos.


Clique aqui para conhecer mais sobre a Ipê Investimentos.


4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page